segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A QUEM INTERESSA? A repetição de 1989...



Após a trágica morte de Eduardo Campos e mais 6 (seis) subalternos seus, além de inúmeros imóveis destruídos, pipocaram, principalmente na internet, suspeitas sobre o acidente lançadas sobre o PT. 

O que só hoje, 18/08/14, veio a público é que nos dias imediatamente seguintes, 14 e 15/08, já estava sendo feita pesquisa eleitoral em que Marina Silva substituía Eduardo Campos. 

Quanto respeito pelos mortos! Quanto respeito pelos familiares dos mortos! Ou quanto desejo de influenciar as eleições? Tudo em sentido contrário do que se apregoava em relação ao político Eduardo Campos, que era o novo. Mas, esta prática – a falta de respeito e faturar de qualquer modo - é bem antiga.

Na pesquisa, com claro foco eleitoreiro, visando influenciar o resultado das eleições, Maria Silva que hoje ainda não é candidata é tratada como substituta de Eduardo Campos e aparece como vencedora em eventual 2º turno. 

O mais engraçado, se antes não fosse lamentável, é que a simulação de 2º turno não foi feita entre Marina Silva e Aécio Neves, que na pesquisa de 1º turno estão empatados.

Esta pequena falha técnica, parece-me, mostra os verdadeiros interesses que estão por trás desta pesquisa.
 

Embora sem tragédia, menos ainda deste quilate, assim foi feito em 1989, após editorial do jornal o Globo que incitava a direita a apoiar um candidato e que foi lido dias seguidos em diversas redes nacionais de tevê, as pesquisas alavancaram Collor de Mello, até então com inexpressiva posição nas pesquisas, como candidato vitorioso daquela eleição.

Seria apenas de lamentar tamanho erro, tamanha prática antiga e sempre condenada –– se tudo isto não tivesse como único objetivo a retomada do Governo Federal e o fim das políticas contrárias aos interesses do grande poder econômico, e, por conseguinte, a volta daquelas que lhe beneficiam, quais sejam:

- a volta do desemprego aos patamares aceitos como ideais – 10 a 15%. Desde 2003 tem estado abaixo disto – 5 a 7%;

- a quebradeira de mais de 90% dos micro e pequenos empreendimentos antes de fechar o 1º ano. Atualmente mais de 70% chega pelo menos ao 2º ano;

- salário mínimo abaixo de 100 dólares – em 2002 era de US$ 80. Atualmente ao redor de US$ 300;

- a volta do arrocho salarial;

- a volta das barreiras aos micro e pequenos empreendedores para tomada de dinheiro em bancos públicos;

- a volta da total submissão aos interesses do grande capital internacional que, segundo o Professor Celso Brandt em artigo intitulado “A ALCA” diz, “Estima-se que Fernando Henrique Cardoso, por meio de juros superfaturados e da alienação de bens subfaturados, deu ao Brasil um prejuízo de mais de um trilhão de dólares.”
 

Estou aqui terminando este texto e pensando, até que ponto as insinuações da internet sobre a tragédia que vitimou Eduardo Campos não foram plantadas visando, exatamente, que os resultados da pesquisa que estava sendo elaborada fossem favoráveis aos interesses da retrógrada elitocracia - os donos do grande poder econômico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário