domingo, 13 de abril de 2014

VIOLÊNCIA DEGRADANTE – editorial interativo publicado no jornal ZH de 13/04/14


            Lá pelas tantas está escrito “O Brasil só alcançará êxito no combate à criminalidade se desenvolver mecanismos preventivos, que EVITEM A DISSEMINAÇÃO E O CONTÁGIO DE COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS.”  (grifo meu)

Estranho “evitem a disseminação”. 
Ora, ora, quem mais DISSEMINA os comportamentos antissociais do que a televisão? Basta assistir a 10 minutos de qualquer novela, de qualquer “reality show”. Basta assistir 10 minutos de uma série de programas e filmes, inclusive infantis, da tevê brasileira, como os humorísticos, onde está cheio de “bullying”, p.ex., e da mais absoluta e deletéria sacanagem.

Toda vez que a tevê mostra o “glamour” da vida dos traficantes de drogas, o que ela está dizendo ao inconsciente do(a) jovem excluído(a) do mercado de trabalho e consumidor?

Ora, ora, se sabem por que não param com a significativa parcela de DISSEMINAÇÃO dos comportamentos antissociais veiculados, diuturnamente, pelos canais de televisão, que ainda são concessões públicas? Medo que as receitas caiam?

O editorial ainda diz “...cabe ao poder público, com a representatividade concedida pelos cidadãos, proporcionar oportunidades de....” e “O Brasil só superará esta condição de violência degradante quando governantes, lideranças da sociedade e cidadãos se empenharem de forma intransigente pela melhora...e pela responsabilização dos infratores das leis e das regras sociais.”

O poder público CONCEDE o serviço de TV e seus CONCESSIONÁRIOS também têm leis e regras sociais a cumprir – mas também não as cumprem – que incluem PROGRAMAÇÃO VOLTADA À EDUCAÇÃO E LAZER, nunca à pornografia e à violência com que a tevê brasileira “brinda” sua assistência.

Este editorial do jornal ZH, do Grupo RBS, lembra, e como lembra, o ditado “faça o que digo mas, não faça aquilo que eu faço”.

Não posso esquecer que o Grupo RBS têm dois candidatos, ex-funcionários seus, a disputarem a eleição deste ano. Um ao senado e a sua senadora ao governo gaúcho. Ambos em total oposição, pelo menos ao atual Governador do RS.

Querem que o Poder Público cumpra a lei, nada mais justo! Mas, por que eles também não a cumprem e passam a apresentar uma programação que não dissemine comportamentos antissociais?  Sentem-se ou estão acima da legislação? Nada mais abominável, violento e degradante!

Até quando vão continuar jogando areia nos olhos da população para atenderem, diferentemente do que propalam, aos seus interesses, utilizando-se de uma concessão pública?

Nenhum comentário:

Postar um comentário