quinta-feira, 24 de abril de 2014

SE O CAPITALISMO É TÃO BOM ...



Como livre pensador não tenho, além da verdade, compromisso com nada – nem ideologia, nem partido político, nem igreja, nem seita,..., nem com a repetição das palavras de qualquer formador de opinião, importante ou não, pago ou não. Como tal, ando meio incomodado com o “perigo comunista” que está, novamente, sendo plantado pela mídia em geral e nas redes sociais. O lamentável é que esse “perigo” sempre é apresentado, pelo menos desde 1937 (quando foi apresentado pelo Integralismo, através do capitão Olímpio Mourão Filho, o mesmo que deu partida ao golpe de 1964, um falso plano comunista de tomada do poder, denominado Plano Cohen), quando há um governo que faz um pouco mais pela população em geral mas, especialmente, pelos eternos excluídos.

Esse “perigo comunista”, parece-me, que é jogado aos quatro ventos meio que num desespero mas, como legítima propaganda enganosa, quiçá, subliminar, que visa elogiar o que temos. E o que temos em termos de sistema político-econômico é o capitalismo. Assim, resolvi fazer alguns questionamentos, quem sabe, alguém possa esclarecer-me, jogar luz sobre a minha ignorância relacionada aos supostos benefícios que o capitalismo legaria à população.

1º) Em qual país existe Partido Capitalista?
Obs.: no Brasil, atualmente, eles se apresentam, principalmente, com estes eufemismos: democrata, democrático, liberal, progressista, republicano e trabalhista, e, às vezes, utilizam combinações de dois destes engodos.

2º) Por que há miseráveis, inclusive nos EUA, nos países capitalistas?
         Obs.: a) nos EUA alguns milhares de seres humanos continuam vivos graças ao óleo para calefação doado pela Venezuela; b) o auto proclamado 1º mundo só não tem os miseráveis do, batizado por eles, 3º mundo, por que tem, justamente, este para explorar.

3º) Por que o capitalismo não acaba com o desemprego?

4º) Por que no capitalismo há a necessidade de legislação que proteja os empregados e os consumidores?

5º) Por que no Brasil há tantas ações judiciais por abuso do poder econômico?

6º) Por que os senhores capitalistas não cumprem a legislação? Por que há necessidade de fiscalização?

7º) Por que os senhores capitalistas gastam tanto em patrocínio de campanhas eleitorais?

8º) Por que há paraísos fiscais, com regras de sigilo, em países capitalistas onde gente do mundo, inclusive ditadores e comunistas, deposita dinheiro mal havido?

9º) Por que há corrupção no capitalismo?

10º) Por que no capitalismo há inflação?

11º) Por que sempre que algum governo, mundo afora, faz um pouco mais pelos eternos excluídos ou coloca algum limite na ganância das grandes empresas ele é tachado de comunista? De desejar implantar o comunismo?

12º) Se o capitalismo é tão bom, por que tentar assustar o eleitor com o “perigo comunista”?

         Por favor, ajudem este pobre ignorante, a não continuar vendo, a pesar das evidências, o capitalismo como um sistema de exploração dos trabalhadores e dos consumidores; a não ver o capitalismo como um sistema que necessita da exclusão – desemprego e miséria; a não ver aquilo que o capitalismo chama de democracia como a mais abjeta plutocracia, que até para os peritos não existe mais.

         O capitalismo teórico da livre iniciativa, da lei da oferta e da procura, é maravilhoso. Só tem um defeito: não existe em lugar algum, não deixa ninguém rico.

         O comunismo teórico e o comunismo “perigoso” igualmente não existem. O que há em Cuba e na China é capitalismo de estado, que pode produzir milionários.

         A plutocracia, de fato, é o sistema político-econômico mais abjeto por que ela é uma ditadura econômica, com todo regramento jurídico feito e aplicado para atender aos interesses dos senhores donos do capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário