terça-feira, 15 de junho de 2010

LIBERDADE DE EXPRESSÃO: os políticos saem do seio da sociedade.

Segundo o psicanalista norte-americano Alexander Lowen, a pior espécie dentre os seres humanos vai para a política.

Não tenho como não concordar.

Todavia, não sei se por falta de vagas no meio político, se por efeitos da lei Gérson ou por outra razão qualquer, impressiona-me como é fácil encontrarmos pessoas que criticam o comportamento dos políticos, mas, ao melhor estilo destes, agem de modo totalmente idêntico.

Talvez seja em função de uma frase que diz “para conhecermos verdadeiramente uma pessoa, basta dar-lhe poder, por pequeno que seja”.

Dia desses atrevi-me a postar um comentário em num blog em cujas matérias se nota algum rancor; lá havia um texto interessante sobre a lei de cotas. Infelizmente, aproveitaram um tema instigante para nele misturarem politicagem. Eu fiz referência a este fato. Ou seja, o que, “a priori”, seria o foco principal ficou em segundo plano.

Qual não a minha surpresa, quando me deparei com a censura do meu comentário!

Talvez o foco principal fosse exatamente a politicagem, apenas, aproveitaram um tema polêmico para atraírem as atenções e lá, então, destilarem aquilo que, de fato, queriam.

Eu aprendi, desde menino, a ter coerência, isto é, não defender coisas que não faço.

Sou francamente a favor da total liberdade de expressão, mas da verdade, pois, a liberdade de expressão de mentiras tem que ser censurada.

Sou totalmente contra aquela liberdade de expressão que, via de regra, existe nos grandes meios de comunicação de massa.

Recentemente, fazendo uma pesquisa no Google, deparei-me com uma notícia de dois ou três anos, onde uma grande empresa de comunicações, das maiores do país, passou mensagens às agências de publicidade para que não veiculassem propaganda em jornais de bairro. Esta empresa, publicamente, defende a liberdade de expressão. Mas, afinal, qual liberdade de expressão? Aquela que interessa ao seu caixa?

Não coaduno com “faça o que digo, mas não faça o que faço”.

Saúde e felicidade.
JPMetz

3 comentários:

  1. A liberdade de expressão é uma coisa, a fofoca e invenção para prejudicar é outro... Olha os dossies que já estão falando... porque as coisas não são desmentidas na mesma proporção que alardeadas...

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que a liberdade de expressão fosse validade pela verdade com coesão de fatos.

    ResponderExcluir
  3. A mídia é um instrumento com grande potencial para a mudança, mas que é usada para a manutenção das coisas para a elite. O cidadão, vê no político, através da TV, um vilão de um filme qualquer, e não o seu possível retrato de amanhã, dada a fantasia criada com as notícias pela mídia.

    Vozes como a sua contribuem para o fim da manta de heroísmo que a mídia e o cidadão não esclarecido impõem-se - mas sei que sabes disso.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir