quinta-feira, 17 de junho de 2010

A LEI DA OFERTA E DA PROCURA

Esta lei natural que rege boa parte das relações humanas, especialmente, as comerciais, incluíndo as trabalhistas, é imutável, todavia, e talvez por isto, é por demais manipulada, em particular pelo Grande Poder Econômico (GPE).

Este, com seus tentáculos que aprisionam o sistema político-jurídico, e que se vale da mídia para fazer a abjeta lavagem cerebral, é responsável pela miséria, pela violência, pela criminalidade, enfim, pela infinidade de maldades que ocorrem pelos quatro cantos, não só do nosso país, mas do planeta.

Ele joga nas principais frentes políticas, logo, uma boa prática seria tomarmos todos os cuidados necessários daqui até o dia da próxima eleição.

A meu ver, e a história nos mostra isto, não existe o melhor candidato. O sistema é viciado e parcial, existe para atender aos interesses do GPE. Como tal, é um tremendo equívoco falarmos em democracia, pois o que temos é a Plutocracia, e votar jamais mudará concreta e duradouramente a situação como um todo.

Os eleitos têm duas opções: fazerem o jogo do Grande Poder Econômico ou serem meros coadjuvantes... isto é, sobrarem!

Saúde e felicidade.
JPMetz

6 comentários:

  1. Como vc acha que a votação aqui no brasil é seria... se aqui existe o maior esquema de compra de votos com o dinheiro publico, que é a bolsa escola...

    Fica aqui a sugestão... gostaria de saber o que você acha disso...

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Desculpa, eu até reli o texto para ter certeza que nele não havia nenhuma expressão que pudesse suscitar dupla interpretação, mas não consta que eleição é coisa séria. Pelo contrário, afirmo que ou o político eleito se rende ao GPE ou sobra.
    Bolsa escola, vale-gás, tíquete leite, bolsa disso ou daquilo, sempre existiram e sempre tiveram um objetivo bem claro: assistir os excluídos para evitar uma convulsão social, o que não interessa ao GPE. De sobra o político tem o "direito" de aproveitar-se da situação para angariar votos.
    Sugiro que leias ou releias minha postagem de 05 de junho último sob título ERA UMA VEZ...
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir
  3. És o maior comentarista do blog Pimentinha Brasileira. Não em números de comentários, mas em profundidade. Agradeço imensamente a tua valiosa contribuição ao meu blog.
    Percebo que és um cidadão indignado como eu em relação às mazelas desse nosso país, desse governo, entre outras coisas.
    Parabéns pela tua habilidade ao se expressar com tanta profundidade e clareza. És um grande escritor, meu amigo!
    Tenha um excelente final de semana!
    Bjkas, muitas!

    ResponderExcluir
  4. Vc vai direto na veia. O maior trunfo do que vc chama "GPE" e Brizola chamava de "Forças Internacionais" é justamente convencer a sociedade de que não existe!
    A ignorância e a miséria são interessantes para os poderosos donos do capital porque é a maneira mais facil de se ter um estoque permanente de trabalhadores baratos!
    Lei da oferta e da procura...

    ResponderExcluir
  5. Pois eu já acho que temos aqui uma razoável democracia e que a eleição é séria.
    Dentro dos limites da minha ignorância, não reconheço outro momento histórico mais "democrático", incluindo a época de seus criadores gregos.
    E uma vez que não imagino que seja possível implementar a Utopia como regime de governo, acho que vale a pena continuar investindo para aperfeiçoar o que está ai.
    Mas se alguém puder propor algo novo e melhor (porque as demais propostas, na prática, se revelaram piores) serei o primeiro a apoiar.
    Faço uma pequena ressalva: a proposta deverá considerar que o novo regime será implementado e gerido por seres humanos, com suas características já conhecidas ...

    ResponderExcluir
  6. Luiz,
    É fundamental considerarmos algumas coisinhas, entre elas eu destacaria, no momento, duas:
    - a utopia e democracia que referes somente "existem" porque diuturnamente os exploradores nos dizem que elas "existem";
    - todos os grandes avanços da raça humana foram, inicialmente, sonhos.
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir