sábado, 29 de maio de 2010

ELEIÇÕES, PASSADO E PODER ECONÔMICO, tudo a ver ! ! !

Sempre é bom olharmos para o passado, aquele passado que vivenciamos, e tentarmos estabelecer comparações.
Igualmente é bom não acreditarmos cegamente nas informações e números divulgados.

Por que e em que circunstâncias foi criado o Plano Cruzado em 1986?

É bom lembrar, antes de mais nada, que foi um plano meramente eleitoreiro.

O que a imprensa divulgou naqueles tempos?

Durante o carnaval daquele ano lideranças proeminentes do PMDB, reunidas com o então Governador carioca no Sambódromo do Rio de Janeiro, teriam negociado a sua entrada no PDT.

O Governo Federal na iminência de perder votos e apoios significativos tratou de agir.

Para os padrões inflacionários da época 12 ou 13% ao mês era algo mais ou menos normal e aceitável. No entanto, segundo as autoridades entendiam, não daria o respaldo popular para o Plano Cruzado.

O que, então, teriam feito?

Manipularam a inflação de fevereiro de 1986 e elevaram-na a 17%. Tal número, acreditavam, daria o necessário apoio popular.

Lançaram o Plano Cruzado com farta publicidade e criaram os “fiscais do Sarney” (uma clara lavagem cerebral), mas, principalmente, conseguiram segurar no PMDB aquelas lideranças – FHC, Covas, Montoro pai e filho, Richa - que estavam com um pé dentro do partido do Senhor Leonel Brizola.

Este teria sido o objetivo!

Tais lideranças depois que se elegeram com expressiva votação com base neste plano, que foi chamado de estelionato eleitoral, criaram o PSDB.

Em 1989, conforme foi dito à época, o Senhor Mário Covas havia feito aliança com o Senhor Leonel Brizola e seria lançado candidato a vice-presidente na chapa do mesmo.

Por que não foi?

Contaram as más línguas que a turma do Planalto lembrou-lhe dos seus inúmeros apadrinhados que ocupavam cargos políticos no governo federal...

Aí o Brasil elegeu o Senhor Collor de Mello.

Antes, contudo, a insistente leitura do editorial do jornal O Globo na tevê, que instigava a direita a apoiar um candidato de direita, fez-se ecoar pelo Brasil.

As pesquisas da época colocavam pela ordem e bem distantes do ungido, Brizola, Lula e Covas...

Direita, num bom português, PODER ECONÔMICO, ou, PODER DE FATO! Aquele que patrocina e elege, mantém e derruba presidentes.

Alguém poderá perguntar, por que, então, derrubaram o Presidente Collor?

Seguramente, pelas mesmas razões que os EEUU se insurgiram contra o Senhor Fidel Castro: a criatura criou ares de autonomia e virou-se contra o criador!

Brizola e Covas talvez, e apenas talvez, teriam tido a envergadura necessária para baterem de frente com o poder econômico. Repito, talvez!
.....

Em 2005 havia propaganda do Governo Federal na televisão que incitava a população a bons modos e boa educação.

Surge o caso Mensalão e seus desdobramentos... Ataques da oposição (outrora situação) e defesas da situação (outrora oposição)... Tudo com a devida aparição midiática...

De súbito aquela peça publicitária saiu do ar... e, misteriosamente, como num passe de mágica, PSBD e aliados e PT e aliados se entenderam e a CPI do Mensalão foi saboreada sob a forma de pizza.

Haviam embretado o Presidente e este havia garantido a sua reeleição!

Acreditem, tudo mera coincidência!

Eu estou esperando o Papai Noel...

10 comentários:

  1. Olá, JPM, retribuindo a visita encontro com um blog muito interessante e informativo. Faço parte!!!Bjs

    ResponderExcluir
  2. E eu o Coelhinho da Páscoa!!! rsrsrs
    Belo texto, meu querido amigo!
    Bom domingo!
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  3. Voce tem toda razao JPM, concordo com voce que foi assim mesmo que aconteceu. Eu digo mais, as eleicoes de 2006 teriam sido ganhas por Alkmin caso ele tivesse mencionado esses assuntos tabus que Serra esta tratando agora como trafico de drogas e apoio as ditaduras de genocidas como do Ira, Cuba, China, Coreia do Norte, Venezuela e Bolivia. Se assuntos como apoio da FARC e Foro de Sao Paulo fossem discutidos naquela oportunidade nao teriamos um segundo mandato desse comunista que gosta de dolares norte americanos.

    ResponderExcluir
  4. Passando para agradecer sua visita ao meu blog e informar que nós que trabalhamos para que o aborto não seja legalizado no Brasil,não usamos esta postura do ser contra,somos sempre a favor da vida e os trabalhos são muitos em torno disto.Temos procurado conscientizar as pessoas que, o que o aborto mata,é cientificamente confirmado, um ser humano.Não trabalhamos procurando culpados,mas buscando salvar vidas.Abraços e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Caro João,

    Muitíssimo obrigado pela visita... E obrigado tb por suas palavras tão gentis... Sempre tem muito valor para mim, acredite! Venho conhecer o seu espaço tão prontamente interessante e já gostei muito do que por aqui encontrei... Parabéns!! Volto mais vezes para aprecia-lo!!

    Luz e paz!!!

    Com apreço sincero... Whesley Fagliari

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    "Genocidas como do Irã, Cuba, China, Coreia do Norte, Venezuela, Bolívia"... EGITO, MÉXICO, GRÉCIA,... quem mais? ...TODOS COMPRADORES de armas do tio sam. Ou só é criminoso quem mata com armas que não deram lucro ao tio sam?
    A maior "democracia" imperialista do mundo também é o país que mais fabrica armas, mais municia guerrilhas pelo mundo e mais mata pessoas pelo mundo, inclusive autoridades constituídas, sempre que convém aos seus
    interesses econômicos, e, ainda, domina as agências noticiosas, portanto, as lavanderias cerebrais.
    Afora as 5 mil, se tanto, famílias que dominam o Brasil economicamente, os demais são todos explorados, uns mais outros menos, independentemente, de qual partido sejam torcedores ou a que estejam afiliados.
    Aos dominadores e exploradores interessa, sobremodo, que os explorados fiquem divergindo e se atacando quanto a qual representante (os políticos) dos exploradores é melhor...
    Os aposentados, pex, vêm sofrendo reduções em suas pensões desde sempre, passando por Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma e/ou Serra, Marina, Ciro,... sabem por quê?
    É assim que sobra mais dinheiro para aquelas 5 mil famílias que dominam nosso país. A elas interessa muito duas coisas: DIVIDIR PARA IMPERAR e a FILOSOFIA DO BODE!
    Desde, principalmente, 1964 são as mesmas pessoas que dão as cartas... nunca de fato houve mudança no gerenciamento da coisa pública... o atual Pres. tem como vice um integrante daquelas 5 mil famílias, o anterior tinha como vice um dos mais fiéis defensores da ditadura militar, que abriu o caminho para a mais hedionda exploração da mão de obra que este país já teve. Pior que a escravidão!
    Mero acaso? Não, aprenderam quando tiveram que depor um dos deles...
    Saúde e felicidade,

    ResponderExcluir
  7. Olá! Vim retribuir a visita e conhecer teu espaço... Gostei muito! Parabéns, continua instigando debates e proporcionando um espaço de trocas de ideias e discussões!
    Abs
    Kátia

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Parabéns pela visão política, são poucos que hoje conseguem tirar a venda dos olhos e da mente e realmente enxergar toda a sujeira e o circo!
    Bom usar espaços como esse para ajudarmos a também ver!
    Agradeço também sua visita!
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Obrigada pela visita ao nosso blog.
    Você o descobriu como?
    Parabéns pelo conteúdo do teu blog.
    Relevante e atual.
    Abraços,
    Cristina

    ResponderExcluir