terça-feira, 30 de março de 2010

DIA DA JUVENTUDE

Há muito tempo venho observando e discutindo as injustiças que são praticadas no seio da humanidade. Boa parte delas, talvez a totalidade, tem sua origem na exploração perpetrada por alguns poucos (estima-se que não mais de 200 mil famílias dominem a economia mundial, algo ao redor de 0,03% da população terráquea) contra a maioria absoluta da população humana.
Tudo, porém, é feito para esconder esta prática. Usa-se situações até reais, mas exagera-se no seu alcance, como, por exemplo, a questão do racismo. Eu, de origem alemã e pobre, poderia falar demoradamente da discriminação que sofri, principalmente enquanto jovem, contudo vou citar uma frase de um ex-professor negro - Gilberto Brasil - já falecido, disse ele, "a maior discriminação não é de cor, mas, sim, de cunho econômico". Tudo é feito para jogar pobres contra pobres, explorados contra explorados, maduros contra jovens.
Existem estudos que dão conta que os jovens cada vez mais cedo e em maior volume consomem bebidas alcoólicas. O que está por traz disso? Sem sombra de dúvida a FALTA DE ESPERANÇA NUM FUTURO BOM.
O que tem sido feito para mudar isso? De concreto absolutamente nada, apenas engodos, engodos que mantêm a situação tal qual ela é desde há muito, pois é assim que convém aos exploradores.
Há 40 anos um jovem recém saído do ensino médio penava e passava por situações, muitas vezes, humilhantes, para conseguir trabalho. Lá se alardeava que o Brasil tinha que criar 1,5 milhão de novos empregos por ano para atender a juventude que entrava no mercado de trabalho, o que nunca aconteceu.
Hoje a situação está muito pior...lá, um egresso do 2o. grau sem experiência, quando conseguia um emprego ganhava mais ou menos dois salários-mínimos da época, com o que podia se vir bem, hoje, pagam quanto? Enquanto na escola, tem estágio e recebe quanto? Salário-mínimo? Depois de formado quanta labuta para conseguir o primeiro emprego? E a remuneração? Aí dizem que falta qualificação...mentem! Antigamente, quando as grandes indústrias para cá vieram, para terem mão de obra, além de qualificarem as pessoas e pagarem salários menos indignos, muitas vezes lhes davam moradia...Lá a população urbana era em torno de 60% do total, hoje, mais de 80% dos brasileiros se amontoam nas cidades e em condições indignas e perversas, o que proporciona grandes excedentes de mão de obra barata e grande acumulação de dinheiro nas mãos de pouquíssimos, além de produzir todas as formas de violência que tanto nos incomodam... Isto faz com que após os 35 anos a pessoa esteja "velha demais" e aos 20 "inexperiente demais" para trabalhar...
Assim como no dia primeiro de maio e no dia oito de março, o que comemorar hoje, dia dedicado à juventude?
Busquem encontrar alguma esperança, mas não se embriaguem, não abram as portas ao vício.
Saúde e felicidades, especialmente a vocês, jovens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário