sexta-feira, 19 de março de 2010

As nossas confusões do dia a dia.

Perdoem a pergunta, mas vocês sabem a diferença entre município e cidade?
Assistindo, principalmente, noticiários e previsão do tempo nos meios de comunicação, a confusão que fazem entre cidade e município, dá-me a nítida impressão que não sabem que município e cidade não são sinônimos. Eu até brinco quando se fala em seca e os prejuízos daí decorrentes para a agricultura, dizendo que faz seca no campo porque a previsão do tempo prevê chuva somente para as cidades e não para os municípios.
Até mesmo Porto Alegre que, smj, legalmente não tem meio rural, portanto, toda a superfície da nossa capital é área urbana para efeitos tão-somente de imposto territorial, tem belas áreas voltadas para a agricultura. Porto Alegre tem inclusive sindicato rural.
O município territorialmente é maior que a cidade, pois é composto pelo meio urbano, a cidade, e o meio rural.
Não fica nada bem, ao menos aos meus ouvidos, escutar notícias que digam, p.ex., o prefeito de tal cidade, pois na roça também eleitores, ou vai chover nas cidades da região metropolitana...a chuva não é tão comportada e não respeita a linha limítrofe entre o meio urbano, a cidade, e o meio rural, a colônia.

Um comentário:

  1. Ola caro JPM escritor, obrigada por seguir o Politica...Ali nao ha muitas palavras doces mas eu gostaria muito que houvesse. Infelizmente a realidade me faz ser dura, as vezes. Gostei do seu blog e o visitarei sempre que possivel. Abracos. Tereza

    ResponderExcluir