segunda-feira, 7 de março de 2011

AINDA O TRÂNSITO: pedestres, triciclos, bicicletas, motocicletas, carros, ônibus, caminhões, carretas,...

Na medida em que o ser humano evolui, seja porque cresce ou porque a sua condição econômica lhe permite ou exige este ou aquele meio de locomoção e/ou transporte, como regra geral, vai aparecer o seu egoísmo e com este o seu lado de animal irracional e indomado se diz presente.

Crianças sozinhas andando ou perambulando pelas calçadas passam desapercebidas e, não raro, são abalroadas ou atropeladas. Aos idosos, deficientes físicos e doentes a nossa civilização reserva o mesmo.

A criança que tem seu triciclo ou bicicletinha, quando se aventura no meio dos pedestres, seja nas calçadas ou em praças, como regra geral, sai atropelando tudo que estiver pela frente (já mostra a educação que está recebendo). Os atropelados, em geral, acham graça...o que confirma, para a criança, que ela está certa (assim vai edificando seu modo de vida futuro e desrespeito ao próximo).

O jovem ou adulto que tem sua bicicleta, seja para o seu lazer e/ou para o seu transporte e/ou para o seu trabalho, quando, para não correr riscos em meio aos veículos motorizados, circula sobre a calçada de pedestres, desrespeita claramente à legislação e, em geral, aos pedestres também.

Aquele que compra a sua motocicleta, seja para o seu lazer e/ou para o seu transporte e/ou para o seu trabalho, também, como regra geral, não respeita a ninguém, nem à legislação, confiando apenas na maior agilidade de circulação que a mesma possibilita. No que diz respeito aos moto-boys, convém lembrar que fazem as estripulias que vemos, rotineiramente, em grande parte porque quem solicita seus préstimos o faz, em percentual elevado, de última hora, logo, tem toda a pressa do mundo. O patrão do moto-boy, ou o próprio, para não perder o cliente, acaba exigindo urgência, velocidade, pronto-atendimento. Isto resulta em desrespeito a todos que estão no trânsito, calçadas e pistas de rolamento.

Os motoristas de veículos motorizados, acima das motos, conforme a velocidade e tamanho dos mesmos, vão se impondo, desrespeitosa e criminosamente, tudo denotando a sua mais absoluta falta de educação, de respeito e de solidariedade e, principalmente, mostrando o seu grau de deficiência mental.

Segundo estudiosos se o teste psicotécnico para a obtenção de CNH fosse um pouco mais rigoroso mais de 70% dos atuais motoristas não obteriam aprovação para dirigirem motocicletas e automóveis. Ou seja, a cada 10 motoristas legalmente habilitados, 7 não têm condições psicológicas e emocionais para estarem na direção de um veículo automotor. Sem contar com a quantidade que nem habilitação legal tem. Certamente, não deve ser diferente quanto àqueles que circulam com as suas "bikes", em qualquer situação.

Somando isto ao álcool, às demais drogas e às jornadas, desumanamente, longas de motoristas de transporte de cargas e pessoas, temos essa carnificina que é o trânsito no Brasil.

Isto não será resolvido com passeatas que fecham o trânsito, principalmente, em horários de pico e vias de grande movimentação.

Antes de qualquer coisa é preciso respeito ao próximo, desde pequeno e em qualquer situação. Isto não se aprende na escola e, muito menos em frente à tevê e sua programação altamente violenta e de maus costumes. Quem tem que dar o primeiro e principal exemplo são os pais. Eis a questão! Os pais só podem mostrar e ensinar aquilo que aprenderam. E, pelo menos nos últimos 30 a 35 anos, as principais educadoras das crianças têm sido as babás eletrônicas e o seu violento e de maus hábitos conteúdo. Tudo, todavia, é proposital!

Pensem nisto.

Respeito, saúde e felicidade.

Um comentário:

  1. Hoje revendo minhas poesias antigas, deparei-me com o comentário que você me deixou... achei interessante, Vim te visitar, e só hoje vi, que não seguia você. Mas estou aqui... depois voltarei com tempo para ler os seus posts. Um grande abraço e um excelente dia.

    ResponderExcluir