terça-feira, 18 de maio de 2010

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Hoje cedo a tevê noticiou mais um ato de violência dentro de uma escola pública.

Nada assisti a respeito da Justiça, em segundo grau, ter condenado pais de um aluno da cidade de Jaguarão/RS, a pagarem indenização à professora que fora agredida pelo seu filho dentro da escola.

Gostaria de comentar duas situações.

Primeira, fala-se muito que os professores deveriam coibir as agressões que ocorrem entre alunos. Concordo! Porém, como eles vão fazer isso? Lembram da Professora Denise de Viamão/RS? Ela fez um aluno pintar as paredes nas quais ele escreveu. Os pais do aluno não gostaram e foram para a mídia... A diretora da escola em entrevista condenou a atitude da Professora... A justiça, igualmente, condenou a Professora... Admitamos que a Professora Denise tenha exagerado. A diretora jamais poderia desautorizá-la publicamente. Quanto à justiça, poderia ter condenado a professora, porém, na mesma medida deveria ter colocado penalidade ao aluno errante e mandado os pais baixarem a bola... para que tal não se repetisse. Como? Na mesma sentença que condenou a Professora poderia ter sido colocado algo como "caso o aluno reincida em atitude errada, os pais serão obrigados a frequentar curso sobre educação dos filhos", tipo motorista quando chega no limite de pontos negativos que é obrigado a fazer curso... Como tal não foi feito, todos os professores ficaram desautorizados frente aos alunos e aos pais destes.

Segunda, por que a mídia repercute tanto as agressões que ocorrem dentro das escolas públicas ou envolvendo seus alunos, repercutiu tanto a condenação da Professora Denise e até este momento está silenciosa sobre a condenação dos pais de aluno de escola de Jaguarão? Quais interesses estão em jogo? Os da civilidade, não!

Pensem nisto!

Saúde e felicidade.

7 comentários:

  1. Outro dia levantei tais questões no curso Práticas de Ensino, o que de certo modo desestimulou alguns colegas que aspiram o magistério. Os professores ao longo dos anos estão sendo cada vez mais desvalorizados pela sociedade, não passando de empregados dos alunos e dos donos das instituições de ensino. Enfim, ainda procuro uma solução.

    Ps: Lançei no blog uma proposta literária e gostaria de contar com a sua participação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais o mercado cospe professores despreparados nas salas de aula, também pudera...como um professor pode sobreviver? Salários de merda, não recebem ticket alimentação e nem vale transporte, não têm condições de se reciclarem, não têm tempo porque precisam aumentar a carga horária para tentar ganhar o mínimo para sobreviver. É muito injusto. De um lado temos famílias (se é que se pode chamar de família) desestruturadas, pais que não educam...de outro escolas sem estrutura, sem dignidade, seu autoridade, professores sem preparo. É uma faixa de gaza, um fogo cruzado que ao meu ver não terá fim. Não tenho esperanças. Ninguém quer investir em educação porque não aparece, não dá efeito, não gera voto. É muito descaso.
    A televisão sempre só vai mostrar o que quer e o que interessa, e é aí que mora o problema. Imagina o que se passa nas escolas publicas que nunca é mostrado?
    Eleições estão aí...nossa parte é tentar mudar esta merda.

    ResponderExcluir
  3. Fosse só nas públicas! Destas é divulgado, porque interessa àquelas!
    Permitam, sugiro que acessem www.soartigos.com e lá clicam em Sociedade, vão encontrar uma matéria nossa sobre o porquê dos serviços públicos serem deficientes!

    ResponderExcluir
  4. Este sistema escolar há muito tempo está ultrapassado!

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe é professora estadual e municipal e acompanho a jornada dela desde que nasci. E diariamente ouço seus relatos. O professor agora sente-se refém na sala de aula. Tem uma tal de uma lei, me perdoe a ignorância não sei dizer exatamente qual, mas pelo menos aqui no estado inibe as ações dos professores e protegem os alunos. Estes estão cada vez mais violentos, desprovidos de valores, caráter, totalmente desinteressados e hiperativos e principalmente desprovidos de educação doméstica.

    A propósito onde posso adquirir o seu livro?

    ResponderExcluir
  6. Realmente...a velha violência e as escolas não poderiam escapar. Não sei, mas penso que a raiz disso tudo, já que a violência é mundial e anterior a nós, é q o homem é um ser violento, o que ocorre é q com os COntratos Sociais e o conforto social para alguns, tentam controlar isso até para que possamos sobreviver, porém, mesmo fracassando esses modelos, se não houvessem, nós todos já teríamos sucumbido.

    ResponderExcluir
  7. É, realmente não sou de Porto Alegre. É uma pena. Desejarei então que seu livro tenha sucesso para chegar até aqui, rsrsrs. Obrigada por me responder.

    ResponderExcluir