quarta-feira, 5 de maio de 2010

GRÉCIA: O POVO PAGANDO A CRISE FINANCEIR

No meu livro "A Nova Cara da Escravidão, moderna e neoliberal", faço referências à preocupação que autoridades europeias manifestaram no final de 2008 a respeito de conflitos e tumultos ocorridos, já à época, na Grécia.

Na orelha da contracapa deste livro indago, a propósito dos mais de US$ 11 trilhões que já haviam sido destinados pelos governos do mundo, entre eles o do Brasil, aos poderosos arquitetos da última crise financeira mundial:

Será que este dinheiro não retornará através de aumento de impostos e redução de salários?

É demasiado desconfiar que esta crise foi arquitetada e produzida visando aumentar o desemprego e reduzir o bolo salarial global e, consequentemente, deixar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres?

US$ 11.000.000.000.000,00 é o montante que seria despendido para pagar o bolsa-família brasileiro a cada um dos cerca de 7 bilhões de seres humanos por, pelo menos, um ano, com direito a décimo-terceiro.

Possivelmente já havia em 2008 alguma situação neste país que, agora em 2010, levou a população a tais manifestações de grandes proporções. O que já deveria existir em 2008, muito provavelmente, tinha muito ou tudo a ver com a famigerada crise.

O que está sendo proposto ao povo grego, em termos de empréstimos do FMI e a sua política de achatamento salarial, lembra em tudo aquilo que, até há pouco tempo, acontecia a nós trabalhadores brasileiros.

Neste livro ainda indago a respeito da dinheirama empregada pelos governos, e questiono se não vai gerar inflação... aqui no Brasil as preocupações inflacionárias, mesmo que diminutas, acenderam a luz vermelha.

Pobre povo grego!

Pobre povo sem influências de todo Planeta!

Saúde e felicidade a todos.

3 comentários:

  1. Obg pela visita e por seguir meu blog!
    Bom, eu tb achei estranho, pois tem tanta gente por aí fazendo o que não gosta...
    Volte sempre!

    http://meuprojetopiloto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. olá gostei do seu comentario lah, apesar de não concordar com algumas palavras, como por exemplo o aquecimento global ser uma especie de faixada, sim existem pesquisas que comprovam o quanto aquele fato é um tanto veridico, sim esses efeitos naturais ja ocorriam em alguns lugares com frequência, mais hoje estão se tornando cada vez mais frequentes, então você não acredita que o homem esta provocando a destruição do planeta? como não acreditar que com maior a globalização mais as empresas poluemp o planeta, e cada vez mais o mesmo se aquece, e mais a geleras derretem e etc, efim embora você não acredite sim esta ai e só não vê quem não quer ver, sei tambem que pouco adianta ajudar o planeta sem ajudar as pessoas que nele vivem em situações lamentaveis, mais vejo isso como ja um começo.

    VOLTE SEMPRE
    TE SEGUI.

    ResponderExcluir
  3. JPM,

    Mesmo os mais jovens devem conhecer o que o Brasil passou a partir do Governo Sarney, pois os livros aí estão a disposição deles para que apreendam um pouco de tudo o que se passou em nosso país.

    Quanto à Grécia, passei a entender melhor a sua caótica situação econômica depois que vi uma reportagem na TV portuguesa, SIC Internacional, canal 143, com entrevistas de possoas importantes da economia, política e, principalmente o povo, que em passeatas protestavem contra todo o desmando governamental. Não vai ser fácil para os gregos sairem desse atoleiro.

    Desejo boa sorte ao seu livro.

    Um abraço,
    Pedro.

    ResponderExcluir