quinta-feira, 20 de maio de 2010

E A APOSENTADORIA ? ? ?

É totalmente inócuo discutirmos valores das aposentadorias sem entrarmos a fundo na questão da exploração a que todo e qualquer trabalhador, desde o mais mal remunerado até o mais bem remunerado, está exposto.
É fazer o jogo do poder econômico-político não discutirmos a expectativa de vida das pessoas e os salários indignos que são pagos no Brasil e no mundo, porém desejarmos aposentadorias “justas”.
É uma aberração, sob qualquer ótica e pretexto, termos pessoas aposentadas em pleno vigor físico, independentemente de idade e atividade. Como nossos dois últimos presidentes, ambos, aposentados com cerca de 40 anos, em pleno vigor físico e saudáveis. Esses aposentados, fatalmente, exercerão outra atividade remunerada, tirando, assim, a possibilidade de outrem trabalhar. Quantos aposentados, fruto de vantagens em filas de bancos, mercê de sua idade, trabalham como estafetas? Em função disso alguns bancos teriam adotado a prática de o mesmo idoso poder pagar apenas documentos em seu nome.
Uma das premissas do poder é “dividir para imperar”. Dividir, naturalmente, os explorados: ativos e aposentados.
Eu não estou aqui para fazer esse jogo... estou aqui para falar em favor dos explorados, como eu, e todos os aposentados que reclamam de suas baixas pensões e da inadequada atualização delas, muitos, inclusive, com processos judiciais para buscarem melhores proventos. Mas, tudo começa enquanto trabalhadores ativos. Lá é que começa a exploração, todavia, lá há interesse no vigor físico... depois de velho e aposentado... qual interesse que o poder econômico-político vai ter? Alguns já não têm sequer a obrigação de votar!
O trabalhador ganha algo ao redor de 1/100 (1%), como remuneração, do preço final do produto que elabora. Apesar de toda choradeira do empresariado – em especial aqueles com influências - não são os salários e nem as leis sociais (nem os impostos) os responsáveis por qualquer deficiência em qualquer segmento produtivo. Eles sabem disto, melhor do que eu! Entretanto, interessa-lhes, sobremodo, tergiversar e confundir os explorados.
Por princípio natural e humano eu sou contra alguém se aposentar por tempo de serviço. Isto implica, necessária e obrigatoriamente, que será sustentado por outros enquanto estiver usufruindo desse “direito”. Esta é a principal razão de, em todo mundo, inclusive nos países ditos desenvolvidos, haver problemas de caixa nos fundos de pensão.
Quantos aposentados, especialmente em certas categorias, ficam nesta condição por tempo maior do que aquele em que trabalharam e contribuíram para o seu fundo previdenciário?
Sou de opinião que a partir de certa idade, talvez 40 anos fosse um bom indicador, a jornada diária de trabalho fosse gradativamente reduzida e a pessoa colocada em atividades próprias para cada fase, sem prejuízos aos proventos. E assim fosse enquanto o cidadão estivesse física e emocionalmente apto a exercer atividades laborais. Em tais condições, dificilmente, haveria simulações de doenças para afastar-se do serviço. Afinal, se tens tratamento digno, por que razão agir de modo diferente?
Logicamente, todos deveriam ter o sagrado direito à oportunidade de trabalhar, e isto, fatalmente, aniquilaria com a moderna escravidão a que quase 7 bilhões de seres humanos são submetidos, em prol de cerca de 200 mil famílias que dominam a economia mundial.
A questão “aposentados” é muitíssimo parecida com outras, como por exemplo, reforma agrária, reforma tributária, reforma eleitoral, privatizações, reforma da reforma, ... tudo serve para muitos angariarem votos e obterem um bom e generoso salário. No fundo, para a sobrevivência do sistema espoliativo universal, é necessário que todas as “coisas” continuem como vêm sendo ao longo dos tempos, com uma mexidinha aqui e outra acolá, mas nunca tocando na estrutura exploradora. Entretanto, para acalmar a pressão popular, como já ensinou o General Golbery, é preciso, de quando em vez, acionar uma válvula de escape. Esta, em geral, resume-se a um discurso de mudanças, não mais que isto!
Saúde e felicidade.

3 comentários:

  1. Convite aceito. Sugiro visitar também www.italochesley.worpress.com excelente escritor!

    ResponderExcluir
  2. Questões relevantes, pena que qualquer um que e encaixe no grupo dos beneficiados por este ou aquele motivo logo faça vista grossa.
    Beijos.

    ResponderExcluir