domingo, 5 de julho de 2015

EDUCAÇÃO & ESTUDO



        Educação e estudo, evidentemente, são coisas diferentes.

        A má educação existente no seio da nossa sociedade é, em parte significativa, resultado daquilo que a televisão nos mostra minuto a minuto, 24 horas por dia e todo santo dia.

        A assimilação daquilo que é veiculado é muito rápida. Se atentarmos para uma expressão antiga que diz “as novelas ditam moda” e compararmos o que nelas, como de resto em toda programação televisiva, é apresentado, especialmente, de diferente, logo passaremos a ver, particularmente, este diferente  por onde andarmos. Seja no modo de vestir, seja no modo de usar e colorir os cabelos, no esmalte das unhas, na forma de falar, cumprimentar, nas gírias, no jeito de andar, nos palavrões, no modo de ofender e agredir. Se formos um pouco mais a fundo veremos até crimes praticados após atos semelhantes serem veiculados na telinha.

        Quando nos anos 90 a mídia lançou a onda das privatizações, não demorou muito para que pessoas de todos os níveis socioeconômicos passassem a defender a venda das empresas estatais. Elas tinham o refrão entoada pela mídia na ponta da língua: o governo precisa gerar empregos, investir na educação, na saúde, na segurança e nas estradas, mas não tem dinheiro e nem onde tomar emprestado, logo, precisa vender as estatais. Era tão claro que repetiam apenas aquilo que liam e ouviam que bastava fazer-lhes qualquer perguntinha sobre o assunto que ficavam embaraçadas, não tinham respostas, nem argumentos verossímeis. 

        Nos últimos anos a grande mídia lançou a onda da maior corrupção da história. Rapidinho isto passou a ser entoado e repetido por pessoas de todos os níveis, das com pouco às de bastante estudo; das mais pobres às mais ricas. Mas, não as indaguem como chegaram a esta conclusão. Se elas forem desavergonhadas, dirão, ouvi na tevê ou li no jornal ou na revista.  Se forem, contudo, do tipo “o que foi, o que é”, “não interessa”, faça de conta que nada ocorreu e saia de fininho, ou prepare-se para ouvir xingamentos, ofensas, quiçá, até ameaças. 

        Você lembra-se desde quando a mídia repete a onda da maior corrupção da história?

        Há menos de 10 anos.

        Há quantos anos parte da população repete esta onda?

        Há quase 10 anos.

        Ou seja, depois da grande mídia lançar uma onda rapidamente a população põe-se a surfar nela.

        Sendo assim, para termos uma população educada, bastaria a grande mídia fazer mudanças no seu verbo. Ao invés de mostrar cenas de violência, de afronta, de má educação, de desrespeito, mostrar cenas de respeito, de comunhão, de cooperação, de civilidade. Não tenho dúvidas que em pouquíssimo tempo a educação seria prática habitual e rotineira entre as pessoas. Entre todas as pessoas, independentemente, de nível social e de escolaridade.

        Seguramente o fato do atual Governo Federal estar atuando no sentido de colocar um pouco de EDUCAÇÃO na programação das estações de rádio e televisão, ocorre toda esta onda de maior corrupção da história, claramente, com o objetivo de desestabilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário