sábado, 4 de setembro de 2010

POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA...

Não sou radical no que concerne a minha alimentação, todavia, por algumas casualidades acabei abolindo e reduzindo do meu consumo algumas substâncias... o resultado foi muito interessante. O trono, por exemplo, não é mais escritório, quando muito, caixa, aonde chego, pago e vou embora.

NÃO COSTUMO sugerir ou recomendar aquilo que eu não experimentei... pegando pelo outro lado... vou aproveitar este espaço para relatar minha EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.

Eliminei o álcool, nem aquele vinho para o coração, nesta nem entrei porque ouvi da boca de um médico(Paulo Argolo) a seguinte frase: por que eu tenho que beber álcool para ter os benefícios que se encontram na uva?

Reduzi drasticamente a gordura. Sem manteiga, sem margarina, sem gordura para preparar carne, sem gordura em biscoitos, bolos, cuca e pães.

Reduzi enormemente o açúcar, hoje, talvez eu consuma 750 gramas por mês.

Reduzi ainda mais o sal, que já havia reduzido há mais de 20 anos, hoje, se muito, consumo 125 gramas por mês.

Eliminei todos aqueles vegetais em cuja produção há emprego generoso de VENENOS (agrotóxicos), como p. ex., o tomate.

Embora a maior parcela de nutrientes esteja nas cascas dos vegetais, lá também se concentram as maiores doses de venenos. Assim, tiro, generosamente, todas as cascas de todos os vegetais cuja procedência eu desconheça, bem como daqueles de origem conhecida onde são empregados agrotóxicos.

Tendo a possibilidade de plantar e colher alguma coisa, como maçã, p.ex., destas aproveito as cascas.

Reduzi a níveis próximos de zero o consumo de carne vermelha. Esta leva de 2 a 3 dias para ser digerida no nosso interior. APODRECE antes de ser eliminada.

SUGESTÃO de São Tomé, ver para crer:

Comigo aconteceu depois de mais de um ano comendo apenas carne branca. Contudo, creio, que seja possível, com menos tempo, perceber uma diferença enorme na nossa popular barriga.

Após NÃO CONSUMIR CARNE VERMELHA por mais de um ano, comi durante dois ou três dias seguidos APENAS CARNE VERMELHA. A diferença foi gritante! Minha barriga ficou estufada e pesada. Ao voltar à carne branca, o alívio foi imediato.

Sugiro, pois, que experimentem por algum tempo, um ou dois meses sem carne vermelha e após 2 ou 3 dias apenas carne vermelha, aí retirem-na novamente. Se não sentirem diferença, façam por um período maior... seguramente obterão alívio!

Se puderem acrescentar vegetais, quando cozidos não mais que 12 a 15 minutos, excelente!

A couve comum quando consumida crua, em forma de salada, p.ex., ajuda na prevenção de úlceras, segundo um antigo (1990/1) “Guia Rural” da Editora Abril.

Por experiência, posso assegurar, que elimina a AZIA, quando consumida regularmente, quase que diariamente. É interessante para quem é usuário contínuo de remédios, como antiinflamatórios.

CHURRASCO: já se falou que a carne vermelha é cancerígena, como também já se disse que o churrasco o é. Parece que o problema está no seguinte: a gordura e suco que pingam da carne durante o assamento, ao entrarem em contato com as brasas, estas liberam substâncias cancerígenas que acabam entrando em contato com a carne que está ali sendo assada.

Há alguns anos era comum vermos, aqui no RS, as chamadas churrasqueiras de apartamento, feitas de lata. Nelas as brasas ficavam embaixo e ao lado de onde se colocava a carne e embaixo desta uma bandeja com água, onde caiam os líquidos que se desprendiam da carne.

Este modelo pode ser feito em alvenaria!

Na hora de preparar a carne, dá um pouco mais de trabalho, o assado, no entanto, fica mais saboroso, e certamente sem as toxinas das brasas.

Segundo ouvi de uma nutricionista, é bastante elevado o número de jovens na faixa dos 20 anos que têm câncer, em função da alimentação, principalmente, da alimentação industrializada.

Saúde nem sempre significa consumir o que é “gostoso” e/ou aquilo que a propaganda diz.

Saúde e felicidade.

2 comentários:

  1. Grandes dicas.......saúde em primeiro lugar!!!!bjcas

    ResponderExcluir
  2. Estamos em sintonia colega. Comecei a beber com 23 e aos 25 senti que tenho sensibilidade para o álcool, ao mesmo tempo eliminei carne de qualquer tipo. Quanto aos efeitos valeu a dica ainda estou em observação. Mas com certeza sem o consumo de carne estaremos contribuindo para a preservação do meio ambiente e diminuição do sofriemnto dos animais. Não precisamos da proteína da carne e é muito triste o que fazem com estes seres.

    ResponderExcluir