domingo, 10 de agosto de 2014

CUIDADO COM AS PANACEIAS MIDIÁTICAS


VOCÊ ACREDITA SER POSSÍVEL CONFIAR NA GRANDE MÍDIA?

Sempre que a grande mídia, sustentada pelo grande poder econômico, é bom ressaltar, insiste que insiste que alguma coisa seja, digamos, a salvação da lavoura, no mínimo acenda o seu desconfiômetro.

Vou apresentar quatro dessas panaceias midiáticas.

1ª) Sementes transgênicas de milho e soja;

2ª) Impostômetro;

3ª) Parcerias dos clubes profissionais de futebol;

4ª) Privatizações.

Quando foi para convencer, não só aos produtores rurais mas, à  sociedade como um todo e pressionar o recém empossado governo federal em 2003, a grande mídia dizia algumas preciosidades, como por exemplo:

1ª) Os transgênicos já eram consumidos há mais de 5 ou 10 anos. E não faziam nenhum mistério para dizerem que para o Brasil as sementes transgênicas já eram contrabandeadas há muito tempo;

2ª) Que os transgênicos resolveriam o problema da fome existente no mundo. Nessa época um representante da ONU disse, em entrevista, que a fome não era resultante da falta de produção de comida. Mas, isto não recebeu destaque na mídia. Particularmente eu observava uma situação engraçada. Se faltava comida, como ela aparecia na hora que alguém com dinheiro ia ao comércio para comprá-la para fazer doação?

3ª) Esta foi a frase mais utilizada naquela lavagem cerebral midiática: os transgênicos exigem menos aplicações de venenos (esta última palavra, no entanto, ficava oculta, não era dita). O que não falavam era que as aplicações eram em menor número visto que os transgênicos aceitavam o veneno mais concentrado do que as outras sementes.

Quando é para fazer a cabeça da população a mídia se posta com ares de mega especialista. Não há tema que eles não dominam mais e melhor do que nós outros, a população alvo da sua lavagem cerebral. Mas, quando a zebra aparece, esses mega especialistas viram meros jornalistas, lavam as mãos, dão de ombros,... “ouvimos as duas partes”,... mas, não tomam mais partido.

         Por quê?

         Por que será?

                   Falta de cachê?

                   Ou o que é?

Há 20 anos quando foi para convencerem a população sobre os benefícios das privatizações da telefonia, da energia elétrica, das rodovias, etc. o que mais ouvíamos era que o Brasil precisava de dinheiro para gerar empregos, investir na saúde, na segurança, nas rodovias e na educação, e não tinha este dinheiro e nem como tomar emprestado, logo, tinha que privatizar.

         Depois de quase tudo de interessante privatizado, a segurança, o desemprego, a saúde, a educação,... tudo, tudo, continuou igual como dantes.

         E os mega especialistas da grande mídia, absolutamente silentes sobre o tema.

         No final dos anos 90 veio a panaceia que salvaria os clubes profissionais do futebol: as tais parcerias com as empresas de marquetim esportivo. Corria a CPI do futebol... E lá pelas tantas um deputado federal sugeriu que a Receita Federal fizesse uma auditoria nos clubes que tinham tais parcerias e nas parceiras também. Foi um piscar de olhos e as parceiras debandaram, deixando o pepino para os clubes.

         E nossos mega especialistas da grande mídia, como de costume, num silêncio sepulcral.

         Mais recentemente todo dia, toda hora, era ligar um rádio, uma tevê, e lá estava o assunto impostômetro. Qualquer pessoa medianamente informada sabe que historicamente um percentual expressivo de impostos cobrados junto à venda de produtos e serviços não é recolhida ao erário. O que, face à não ‘autorização’ para execução dos grandes sonegadores, faz os governos criarem novos tributos. Há quanto tempo ouvimos falar em paraísos fiscais?

         Pouco antes do início da última copa do mundo de futebol, falou-se um pouco mais sobre um outro dispositivo: o sonegômetro. Desde então não ouvi mais nenhuma fala na mídia sobre os tais impostômetros. Só coincidência???

         Agora, mais recentemente, ouve-se aqui e ali, meio a boca pequena, que os tais dos transgênicos já não estão mais compensando, pois as aplicações de venenos são quase na mesma quantidade das feitas sobre as plantações convencionais.

         Aí nossos mega especialistas, como de praxe, tiram o deles da reta!!!!!!!!!!

         E ainda há quem confia neles, quem vota neles, quem repete e aceita tudo que da boca deles vem.

         Triste sina de um povo que está nas mãos de gente dessa mega falta de vergonha na fuça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário