sábado, 6 de novembro de 2010

OS VERDADEIROS BENEFICIADOS DO ASSISTENCIALISMO

Quem foram e quem são os grandes beneficiados de programas governamentais como tíquete-leite, vale-transporte, vale-gás e bolsa-família?
Imaginemos o que aconteceria se as pessoas adultas que integram as mais de doze milhões de famílias de brasileiros, atualmente dependentes do programa bolsa-família, tivessem um emprego digno, que lhes desse um sustento razoável... Por certo elas não passariam vergonha e horas em filas diversas para pegarem uma merrequinha mensalmente.
É fácil, pois, deduzir que vão atrás deste auxílio esmolar por absoluta necessidade, por total dependência.
Alguém poderá dizer que quanto maior a necessidade maior será o benefício advindo com qualquer ajuda.
Para efeito de raciocínio aceitamos esta premissa.
Porém, se todas as pessoas tivessem o sagrado direito à oportunidade de trabalhar, qual seria o valor do salário-mínimo?
Melhor,teríamos salário-mínimo estipulado em lei?
Como temos falado ao longo deste livro, uma vez mais, socorremo-nos da lei da oferta e procura para dizer: se todos tivessem oportunidade de trabalhar, os salários em geral seriam muito mais elevados. Salário-mínimo, o que é isso?
Numa situação como esta não é de duvidar que os políticos, para o bem comum dos amigos da Coroa, estabelecessem legalmente um salário-máximo para o trabalhador, evitando, assim, a queda do nível perdulário de consumo dos amigos e da própria Coroa.
Porém, pela lei da oferta e procura, sem manipulações e nem intervenções do governo, com toda a certeza, certeza absoluta, o salário-mínimo, bem como os demais salários, teriam um valor proporcionalmente muito maior se todos quantos são alcançados com o bolsa-família tivessem o sagrado direito à oportunidade de trabalhar.
Pagando salários dignos os ganhos dos magnatas e dos ricos seriam reduzidos a um bom salário da economia moderna e neoliberal. Assim, embora a mídia e os governos se empenhem em dizer que o Estado e o empresariado fazem de tudo para gerar milhões de novos empregos, os grandes beneficiados de programas como o bolsa-família, sem nenhuma sombra de dúvida, são os grandes empresários, que continuam a pagar subsalários e mantendo o seu ganho extraordinário com o suor dos trabalhadores.
Não é difícil imaginarmos o que aconteceria com o iate “Pelorus” do magnata Roman Abramovich e de tantos outros brinquedinhos luxuosos que eles têm para desfrutar e ostentar poder, se todos os seres humanos em condições de trabalhar, tivessem oportunidade de exercer alguma atividade produtiva, seja como empregados ou tendo o direito de ter o seu próprio negócio.
Nós não temos nenhuma dúvida que os magnatas e os ricos são os grandes beneficiados do bolsa-família e de outros tantos programas assistencialistas que o erário público já sustentou e sustenta atualmente.
O programa bolsa-família ao manter resignados milhões de excluídos beneficia os magnatas. Da mesma forma as exportações que dão generosos ganhos aos caciques do sistema espoliativo universal não garantem empregos para todos, mas geram muita falsa esperança, grande desigualdade e imensa infelicidade.
(texto retirado do meu livro "A Nova Cara da Escravidão: moderna e neoliberal")
Saúde e felicidade.

3 comentários:

  1. Oi,
    achei bem interessante seu ponto de vista sobre os benefícios que o governo "oferece" ao povo. Acredito que essas "esmolas" não seriam necessárias se todos tivessem oportunidades de estudo, tivessem preparo para o mercado de trabalho e consequentemente, recebessem salários justos.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Obrigado p/visita.
    Qdo menos não seja pela questão motivacional, defendo que a geração de oportunidades (ñnecessariamente empregos) de trabalho deva ser prioritária e logo, a seguir, como dizem no turfe, cabeça c/cabeça, o ensino.
    Saúde e felicidade
    JPMetz

    ResponderExcluir