sexta-feira, 15 de outubro de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA RECENTE

Em 1984 a Emenda Dante de Oliveira que propunha eleições diretas à Presidência da República vem a público.

Pesquisas apontavam a vitória de Brizola em eleições diretas e a de Maluf no colégio eleitoral.

Sarney, Presidente do Senado, às vésperas da votação desta emenda, telefonou e “convenceu” parlamentares para votarem contra a mesma, que foi derrotada.

Na sequência o Pmdb articula-se e forma a Aliança Democrática juntamente com a Frente Liberal. Esta representava o que havia de mais retrógrado e fisiologista do Pds, partido da situação. A Frente Liberal depois foi transformada em Partido da Frente Liberal, Pfl, e hoje é o Democratas.

Assim livraram-se do Brizola, derrotaram o Maluf no Colégio Eleitoral e elegeram o Tancredo Neves, que antes integrara o Psd golpista de 1964. O Sarney da antiga Udn, traindo o Presidente Figueredo, foi o vice do Tancredo.

Falava-se à época que fora exigência, para a assinatura daqueles famosos acordos com o FMI, que o futuro presidente do Brasil saísse dos quadros governistas.

O Sarney entrou no Pmdb e, conforme seria desejo do FMI, assumiu a presidência da república.

Em fevereiro de 1986, durante o carnaval, alguns integrantes do Pmdb, aqueles que depois fundaram o Psdb, acertaram as suas entradas no Pdt.

Aí o governo federal lançou o Plano Cruzado, que foi um dos maiores, senão o maior, estelionato eleitoral, bem longe daquele de 1994 em que as importações consumistas para tudo quanto era supérfluo foram incentivadas e com o frango a R$ 0,99 (menos de um real).

Como figuras pouquíssimo conhecidas como os Josés Richa e Serra poderiam correr o risco de não se elegerem? Claro, não cumpriram o acordo selado dias antes com o Pdt e permaneceram no Pmdb.

Com aquele estelionato eleitoral elegeram-se como de resto o Pmdb e o Pfl elegeram todos os governadores do Brasil, inclusive o Collor de Mello como governador de Alagoas. Elegeram também a maioria absoluta dos senadores e deputados federais e estaduais.

Em 1989 o tucano Mário Covas acerta sua participação como candidato à vice-presidente na chapa do Brizola do Pdt.

E, novamente, apareceu o Governo Sarney e o fisiologismo tucano. Ao “imaculado” Mário Covas foi lembrado que haviam inúmeros afiliados seus com cargos no governo federal. Estes corriam “algum” risco de serem despedidos caso consumasse aquele intento. E, novamente, o Psdb não cumpriu acordo selado.

Em 1995, ao assumir a presidência, o outro “imaculado” tucano, o FHC, com muitas dívidas de gratidão com o Pmdb do Sarney, agracia o Pmdb com diversos cargos, inclusive, ministérios, como p.ex., Renan Calheiros na Justiça.

O Sarney foi o fiel da balança no congresso dos governos Collor, Itamar e FHC, assim como tem sido do governo Lula. Mas para os “imaculados” tucanos aquele Sarney que lhes serviu era bom e este que serve ao Pt não presta. Dá para levar gente deste quilate a sério? Penso que não!

Resumindo: a turma que criou o atual Democratas era a mais fisiologista do partido que dava sustentação aos governos militares. A turma do Psdb, ainda dentro do Pmdb, agora mal falado mas, cortejado para apoiar o Serra, não seguiu seus “ideais” e rompeu acordo por temer não se eleger fora do Pmdb em 86 e aproveitou o estelionato eleitoral que foi o Plano Cruzado para eleger-se e usufruir as tetas do poder. Em 89, já como partido próprio, o pessoal do Psdb, agarrado ao antigo ninho e, obviamente, às benesses do poder, novamente, não honrou acordo prévio, apenas e tão somente, para não perder as regalias que tinha no governo do Pmdb do Sarney.

No poder entre 1995 e 2002, sempre sustentados pelo Sarney, agora senador e pelo Pmdb, entregaram o Patrimônio Público Lucrativo a ½ dúzia de Amigos Fiéis.

Hoje acusam o Pt por ser apoiado pelo Pmdb, assim como acusam a candidata oficial de uma série de coisas. Eu gostaria de lembrar:

- quem realmente é ficha limpa e do bem não consegue eleger-se por tanto tempo e ocupar tantos cargos por indicações, especialmente, onde há muito dinheiro;

- quem lança tantas calúnias contra um adversário, como a História tem mostrado, sempre que assume o poder transforma-se num governante autoritário e truculento, vide 1964, 89 e a forma como o, ainda, Governador Paulista José Serra tratou os Policiais Militares que estavam em greve: ficou encastelado no palácio, com um helicóptero à disposição e mandou que os policiais não grevistas mandassem balas, tiros, nos grevistas. Alguém que, realmente, defende a liberdade de expressão pode achar que isto faz parte de um Governante Democrático, de um Ser Humano Democrata?

- quem tem apoio da grande mídia, por certo, também é ungido e desejado pelos donos do Grande Poder Econômico- GPE, logo, tratará de interromper coisas essenciais como é a GERAÇÃO CONTÍNUA DE NOVOS EMPREGOS que, embora tímida, foi feita de modo considerável no atual Governo Federal, pois, quanto menor o nível de desemprego, maiores serão os salários, logo, menores os ganhos dos donos do GPE;

- lembro, ainda, que não foi o bolsa-família que tirou tantos brasileiros da pobreza absoluta mas, foi a geração de novos empregos como, pelo menos, nos últimos 35 anos não acontecia;

- é bom também lembrar que aquilo que hoje está sendo feito em prol daqueles que estão na base da pirâmide social, como a geração de novos empregos, em tendo continuidade, amanhã representará melhor qualidade de vida para quem está em níveis acima nesta pirâmide, pois menos gente dependerá, para sobreviver, da criminalidade, assim haverá maior segurança, o que reduzirá gastos com grades, guarda particular e seguros, p.ex.. O mesmo vale para planos de saúde e escolas particulares, pois com mais gente tendo condições de pagá-los, a procura deles será maior, consequentemente, seus preços serão menores.

Ao decidirem seu voto, se me permitem, levem isto em conta!

Saúde e felicidade.

Um comentário:

  1. Nem sei mais em que acreditar... cada momento que estudo política brasileira mais me decepciono.

    ResponderExcluir