domingo, 10 de outubro de 2010

RECORDAR EVITA INCIDIR NO MESMO ERRO, ACREDITAR NA MESMA MENTIRA!

Ser isento partidariamente não significa ser alienado, nem aceitar como (única) verdade aquilo que é divulgado pela grande mídia.

Acredito que a omissão frente a mentiras seja tão errada quanto a própria mentira em si.

O ser humano é muito crédulo, costuma acreditar de boa fé em fatos divulgados, não raro, de má fé. Quando a divulgação é feita por pessoas ou veículos de comunicação que têm a simpatia da pessoa, dificilmente, ela deixa de acreditar. Raras vezes analisa os fatos noticiados fria e racionalmente.

Ensinaram-me, eu acreditei e costumo aplicar a lição: quando se tem conhecimento de um fato, a bem do interesse coletivo, não devemos nos omitir de divulgá-lo para todos quantos nos for possível.

Infelizmente a Internet não tem controle mas, felizmente esta ausência de controle mostra-nos um pouco da postura das pessoas em geral, ou a serviço do que e/ou de quem elas estão.

Há inúmeras pessoas que se valem das diferentes possibilidades oferecidas pela Internet para colocarem suas opiniões, repercutirem notícias e interesses variados, inclusive para plantarem notícias falsas e caluniosas.

Atualmente uma das notícias mais difundidas é sobre o cerceamento da liberdade de expressão, isto é, o Governo Federal estaria praticando censura.

Para ver o que há de real e o que há de calunioso sobre o tema, tenho navegado por diversos espaços da Internet e, sempre que possível, deixado minha opinião de modo claro e educado. Surpreendentemente, diversos “blogs”, p.ex., que divulgam a suposta censura praticada pelo Governo Federal, em que deixei a minha opinião, censuram-na.

Assim, não me é difícil concluir o que está por trás desses brados incoerentes!

A partir daí, considerando que às pessoas verdadeiramente de bem cabe esclarecer e não tomar partido a favor de um ou outro lado, muito menos repercutir inverdades com o propósito inequívoco de confundir, resolvi que devo expressar claramente a minha defesa da verdade contra as mentiras e os interesses escusos daqueles que estão, inquestionavelmente, por traz desta máquina de conquistar o poder a qualquer preço.

Quero lembrar, dentre as tantas vezes em que o povo brasileiro, sempre de boa fé, foi submetido a tamanho terror psicológico, especialmente, 1964 e 1989.

Antes do golpe cívico-militar de 1964 bradaram aos quatro ventos que no Governo Federal imperava a corrupção e que o Presidente da República planejava implantar o comunismo. Assim obtiveram o apoio popular almejado para derrubarem o Presidente da República e apossarem-se do poder. Feito isto, afora o comunismo, tudo mais de que o deposto Presidente fora acusado passou a vigorar, principalmente, a corrupção e a censura. Todos quantos se manifestavam contra a tirania eram violentamente rechaçados e perseguidos.

Em 1989, durante a campanha eleitoral, o candidato ungido pelo Grande Poder Econômico - GPE, aprontou muitas e boas durante a campanha eleitoral, omitiu-se de participar dos debates no 1º turno sem ser criticado pela mídia na qual tinha todo o espaço para mostrar seus supostos feitos. Nos debates do 2º turno acusou seu oponente de, caso vitorioso, confiscar as poupanças da população. Após assumir o poder o seu primeiro grande ato foi justamente confiscar, não só a poupança, mas quase todo o dinheiro depositado nos bancos.

Agora, em 2010, a grande mídia está dando toda a cobertura à corrupção existente no Governo Federal. Ao que não podemos fazer nenhuma objeção, pelo contrário, devemos enaltecer a divulgação. Todavia, a mesma conduta esta mesma grande mídia não está tendo frente à corrupção existente em governos estaduais, especialmente, no Governo do Estado de SP. Este último até a poucos meses era governado pelo senhor José Serra.

Este tratamento diferenciado dispensado pela grande mídia aos dois candidatos que concorrem, em 2º turno, à Presidência da República, causa-me muita preocupação, especialmente no que concerne à juventude e à população mais humilde, e, confesso, leva-me a crer que o atual Governo Federal, de fato, confrontou grandes interesses e não está apenas mentindo sobre seus feitos no que diz respeito, p.ex. e principalmente, à geração de novos empregos. Afinal, o que os donos do GPE mais temem é a geração de empregos, pois isto eleva os salários, consequentemente, reduz seus fabulosos ganhos.

A história nos mostra que sempre que um grupo político parte para o VALE TUDO para conquistar o poder, a população acaba por pagar a conta.

Não é meu desejo adotar a mesma tática do terror psicológico porém, antes de decidirem seu voto, se é que tenho esta permissão, sugiro que levem os fatos que mencionei em conta, caso duvidem, por favor, pesquisem em outras fontes.

Saúde e felicidade.

Um comentário: