sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ELEIÇÕES: vote no melhor candidato!

Após longos anos de observações e estudos conclui que o problema da política e da economia não está nos políticos em si, mas, sim, no sistema político-econômico, que funciona do modo que conhecemos, com todas as penúrias que, rotineiramente, vemos e sentimos. O funcionamento da economia brasileira, em particular, e a do mundo, em geral, visam beneficiar a poucas pessoas. Tem por meta dar todo conforto e luxo, que representa poder, no sentido mais amplo, àqueles que estão no topo, não ao natural e nem por casualidade, da pirâmide social.
Nesse contexto, a própria pessoa de bem, com todas as boas intenções do mundo, que se aventurar na política e obtiver êxito em eleições, acabará refém do sistema. Como disse há 30 anos um conhecido homem público gaúcho: entra honesto, mas, lá, ou se vende ou sobra. Ou podemos comparar o que disse o ex-deputado Lula (chamou seus pares da Câmara Federal de 300 picaretas) com as denúncias contra o seu governo. Basta atentarmos às denúncias apresentadas na e pela mídia: sempre há empresas privadas e pessoas particulares levando vantagens em toda pilantragem que ocorre no setor público, ou seja, os políticos estão lá para beneficiarem a população do topo da pirâmide, não a base, nem a todos, e de sobra, é óbvio, levam o deles.
Por isso que eu venho sustentando que, DE FATO, o mundo está sob sistema político-econômico PLUTOCRÁTICO, nem de longe democrático, como diz a lavagem cerebral levada a efeito diariamente.
(No alto à direita do blogue há definições de cada sistema.)
Dito isso vou fazer uma alegoria no que concerne à propaganda direta e indireta que diz que devemos votar no melhor candidato.
Todos já vimos e conhecemos aqueles automóveis velhos e mal conservados que só pegam no tranco.
O cidadão, depois de muito empurrar sua lata velha, junta uns trocados e vai ao mecânico, e este dá a receita, o veredito: é preciso RENOVAR a lataria.
O cidadão aceita.
Lataria renovada e ... para o carro pegar ... tudo continua como antes: só no tranco.
Nova visita ao mecânico e nova receita: ESCOLHER O MELHOR motorista.
Conversa vai, conversa vem e, num passe de mágica, aparece, redivivo, Airton Senna, assume o volante mas, ... pegar só no tranco ...
Enquanto o sistema político-econômico continuar com a sua implacável PERVERSIDADE, continuará, também, a engolir todo ser humano de bem que se aventurar a entrar na política. Acreditem ou não, porém, esta é a grande verdade.
De nada adiantará renovar a lataria e colocar o melhor motorista, se o motor não for REFORMADO.
Da mesma forma, de nada adiantará modificação na legislação eleitoral, se o FUNCIONAMENTO da ECONOMIA não for reformado, de modo que, DE FATO, o Brasil e o mundo venham a ser DEMOCRÁTICOS para TODA A POPULAÇÃO, já que democracia apenas para alguns é a mais atroz escravidão.
Saúde e felicidade.

3 comentários:

  1. Isto posto, me reservo o direito de nunca mais votar em ninguém. Pode parecer radical, mas é uma atitude bastante pensada, cansei de fingir que não sabia que todos são iguais.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. É isto aí, Jp, eu também fiz uma postagem sobre as eleições. Se puder, dê uma olhadinha. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de muitas reformas, reformas que remontariam nossas origens!

    ResponderExcluir