segunda-feira, 30 de julho de 2012

MESÁRIOS PROFISSIONAIS

Há muito tempo, volta e meia, a grande mídia esportiva fala que a arbitragem do futebol profissional masculino deveria ser profissionalizada. A principal alegação são as cifras astronômicas que rolam neste esporte.

Hoje estava, mais uma vez, sendo mostrada matéria na televisão em que era feito apelo para mesários voluntários para a eleição de outubro próximo. Diziam das vantagens (e que vantagens!) que o mesário teria, como por exemplo, tíquete refeição.

Fiquei pensando...

Há poucos dias foi veiculada a soma dos valores declarados para propaganda pelos candidatos a prefeito de Porto Alegre: mais de 30 milhões de reais.

Creio que apenas os valores declarados à justiça eleitoral já seriam o suficiente, tomadas as mesmas argumentações relativas à arbitragem do futebol, para que os mesários das eleições fossem regiamente bem pagos. Se acrescentarmos aí as cifras saídas dos caixas-2 do grande empresariado para as campanhas eleitorais, não existem razões para questionarmos a profissionalização dos mesários.

Mas, afinal, por que num negócio com importâncias tão grandiosas como as envolvidas nas eleições, os trabalhadores mais importantes, os mesários, são amadores?

Não encontrando respostas, abaixo os mesários amadores.

terça-feira, 3 de julho de 2012

AS CELEBRIDADES e suas fortunas

É comum serem veiculadas reportagens sobre o patrimônio dos famosos, mormente, artistas, cantores, modelos e jogadores.

É chato, é óbvio, até ululante. Mas, a responsável por riquezas, pobrezas e misérias é a lei da oferta e da procura... convenientemente manipulada.

Tenho, porém, comiseração dela, afinal ela sequer tem um número, um código, uma especificação. Todos a invocam, inclusive eu. Todos usam-na mas, apenas alguns pouquíssimos tiram dela largas vantagens. Justamente os manipuladores e seus representados.

Enquanto marias e zés são endeusados e mostrados à exaustão na grande mídia pelos formadores de opinião 'enjabados' por seus produtores e representantes, centenas, quiçá milhares de talentos tão ou mais fantásticos e espetaculares são simplesmente ignorados, mantidos longe da vitrine da grande mídia. Não recebem reais oportunidades para mostrarem suas artes.

Se todos aqueles e aquelas com talento artístico-cultural fossem mostrados, tivessem oportunidades iguais, por certo, nossa música, nosso cinema, nosso teatro, nossa literatura,... mostrariam muito maior diversidade, seriam muito mais representativos da expressão cultural natural de toda a sociedade. A população teria mais opções e opções mais baratas, logo, muito mais gente frequentaria cinemas, teatros, espetáculos musicais, livrarias e bibliotecas.

Contudo, a concentração de riqueza nas mãos de pouquíssimos não aconteceria. Não assistiríamos a reportagens sobre as fortunas de cantores, artistas, jogadores, modelos,... Nem sobre sua decadência.

Quantos talentos são sacrificados para que alguns possam estar por toda parte! Quantas Ivetes, Cláudias, Leonardos, Chicos, Miltons, Giseles, Fernandas, Tarcísios, etc e etc, são deixados no anonimato para que alguns poucos possam imperar?

É sempre a mesma coisa: muitos são os chamados mas, poucos são os escolhidos. E nem sempre os mais virtuosos são os escolhidos.